Alunos da rede municipal de Rio Preto voltam às aulas presenciais
A Secretaria Municipal de Educação adotou controles sanitários para a notificação de casos suspeitos e confirmados para covid-19

As 44 escolas de ensino fundamental de Rio Preto retomaram as aulas presenciais ontem, 9 de agosto. A aferição de temperatura, máscaras, álcool em gel e tapetes sanitizantes fizeram parte da retomada das atividades presenciais nas escolas da cidade.
“No começo estávamos muito apreensivos com o momento de retomada, mas o dia de hoje foi muito bom, não tivemos nenhuma intercorrência e o que mais me chamou a atenção foi a mudança dos sons da escola. Estávamos em silêncio, sem as crianças e agora estou adorando ouvi-los novamente na escola”, afirmou a diretora da Escola Riscieri Berto, Andreia Blas Marchioreto.
Leia também: Tio tenta colocar culpa em sobrinho por tráfico de drogas, mas acaba preso
Neste primeiro momento tiveram prioridade no atendimento os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos – EJA (entre 6 e acima de 15 anos) com baixo rendimento, dificuldades de aprendizagens e que não deram devolutivas regulares das propostas e atividades. Esse atendimento está sendo organizado de forma individualizada e/ou por agrupamentos de até 35% e respeitando o distanciamento de 1,5m. Os alunos estão desenvolvendo atividades de recuperação e aprofundamento de aprendizagens com os professores.
“Na maioria das escolas hoje foi um dia de acolhimento, de escuta e de falar sobre os protocolos sanitários. Foram realizadas brincadeiras sobre os cuidados na escola, atividades para o acolhimento dos alunos e momentos de interação entre os alunos”, afirmou a secretária Fabiana Zanquetta após visitar algumas unidades na manhã de segunda-feira.
Educação infantil
Os alunos matriculados nas creches e nas escolas de Educação Infantil (0 a 5 anos) poderão ser recebidos pelas unidades escolares para acolhimento, ambientação e adaptação de forma escalonada. As aulas para esse segmento deverão ser retomadas a partir do dia 20 de setembro, após todos terem recebido a segunda dose da vacina contra a covid-19.
Investimento
Para o retorno das atividades presenciais, a Secretaria de Educação investiu cerca de um R$ 1 milhão de reais na compra de equipamentos de proteção individual. Todas as escolas já receberam o material e passaram por adaptações exigidas nos protocolos sanitários.
A Secretaria também adotou controles sanitários para a notificação de casos suspeitos e confirmados para covid-19. Importante também que os familiares colaborem comunicando a escola em caso de contato com pessoas com suspeita, ou confirmadas e que não enviem as crianças para as unidades nesses casos.
Você viu?
Além disso, todas as escolas estão com o Auto de Vistoria dos Bombeiros em dia. Neste ano foram emitidos 103 laudos de segurança, incluindo as 50 escolas que estavam fechadas por determinação da Justiça.
DATAS IMPORTANTES
Dia 9/08 – Início das atividades escolares presenciais para alunos do Ensino Fundamental e EJA com dificuldades de aprendizagem
Dia 27/08 – Prazo final para a consulta de intenção de retomada das atividades presenciais para educação infantil
Dia 30/08 – aplicação da avaliação diagnóstica em rede para avaliar o nível de aprendizagem
Dia 20/09 – retorno das atividades presenciais para alunos das creches e educação infantil.
Aprovação
Após pesquisa realizada com pais e responsáveis, 71% deles optaram pela volta presencial das atividades escolares.
Documento orientador
https://drive.google.com/file/d/1D51yqwQoOxKyMqeuidCCf5fUvHvkPlmE/view