Na noite de sábado, 5 de junho, 26 pessoas foram autuadas pela Vigilância Sanitária, por frequentarem bares com aglomeração e por não utilizarem máscara de proteção. A multa é de aproximadamente, R$ 1.300,00.
A Guarda Civil Municipal (GCM) realizava a consulta do documento para não ter falsificação e repassava para a fiscalização de posturas, que preenche o auto de infração e encaminha para a Vigilância.
Em um estabelecimento, frequentadores tentaram fugir com a chegada das equipes. Tivemos informações que eles já sabiam, através de grupos de whatsapp, que a fiscalização estava atuando por CPF.
Leia também: GCM flagra festas clandestinas, aglomeração em praça e bares lotados
Estão passíveis de multa o proprietário do estabelecimento, DJs e músicos e frequentadores. A interdição de estabelecimentos acontece após avaliação da Vigilância Sanitária, que pode ocorrer na hora ou nos dias seguintes, após a constatação.
Várias ocorrências em uma única noite
Na primeira ocorrência, no Jardim Nazareth, após denúncia pelo 153, a GCM encontrou uma festa com 78 pessoas que não utilizavam máscara de proteção e faziam aglomeração.
Dois jovens se apresentaram como organizadores da festa. Eles afirmaram que convidaram somente alguns amigos e que esses amigos convidaram outros, resultando na quantidade mencionada.
Você viu?
No local, uma vizinha procurou as equipes para relatar que as festas são constantes e que já sofreu ameaças por fazer denúncias de tais eventos, porém optou por não representar, sendo qualificada somente como testemunha.
Os dois rapazes foram encaminhados à Central de Flagrantes e responderão por infringir determinação do poder público, destinada a impedir propagação de doença contagiosa. Pena de detenção, de um mês a um ano, e multa.
Em outra ocorrência, desta vez no Recanto dos 18, a GCM flagrou uma festa com aproximadamente 200 pessoas, que também estavam sem máscara e aglomeradas.
Na chácara, com a aproximação da fiscalização, vários frequentadores se evadiram pulando os muros. Um jovem e uma menor se apresentaram como organizadores da festa, afirmando que realizavam o evento por diversão e para arrecadar dinheiro, sendo cobrado o valor de R$ 10 para homens e entrada gratuita para mulheres. Foram identificados 15 adolescentes, sendo realizados os procedimentos necessários pela equipe da Vara da Infância e Juventude.
Os dois envolvidos foram encaminhados à Central de Flagrantes e responderão por infringir determinação do poder público, destinada a impedir propagação de doença contagiosa. A pena pode ser detenção de um mês a um ano e multa.
A terceira ocorrência foi realizada por equipe da GCM, Polícia Militar e Fiscalização de Posturas do Município. Seis bares foram autuados.
Todos os frequentadores dos estabelecimentos foram autuados por aglomeração e por não utilizarem máscara.
Já num quarto ponto da cidade, a GCM flagrou aglomeração pela praça Marina Dalul, no Jardim Yolanda, com aproximadamente 150 pessoas. Com a chegada das viaturas da GCM, a maioria saiu correndo do local deixando restos de bebidas. Alguns frequentadores que permaneceram foram orientados e se retiraram, sanando a irregularidade.