A Fundação Faculdade Regional de Medicina, Funfarme, iniciou, neste mês de junho, mais uma ação de humanização. Desta vez, a iniciativa acontece na UTI Covid, do 3º andar, do Hospital de Base (HB). A psicóloga do setor, Natalia Cirigussi Ferreira, foi a idealizadora do projeto que faz do leito do paciente uma pequena área de exposição fotográfica dele e da família, e conta com o apoio da direção do HB e da Captação de Recursos.
A ideia surgiu justamente pela vivência no setor. “Olhando meus colegas de trabalho e conversando com os familiares, ficamos pensando em como tornar o atendimento ainda mais humano, conectando de forma sensível pacientes, parentes e equipes médicas e assistenciais. Assim, quisemos mostrar, por meio das fotos, que aquele paciente tem uma vida fora do hospital, pessoas amadas e que os colaboradores da ala são fundamentais para a recuperação deles”, contou a psicóloga.
Leia também:
Nas últimas 24h, Rio Preto confirma 533 novos casos de Covid e 12 óbitos
Para garantir a segurança e manter os protocolos de controle e combate à pandemia, a profissional contou com o apoio da Captação de Recursos da Fundação e a diretoria do HB. “Quando o Serviço de Psicologia nos contatou, achamos a ideia maravilhosa e pensamos na melhor maneira de viabilizar a ação. Assim, adquirimos placas de acrílico, que foram afixadas à parede e funcionam como uma pasta que abriga a foto, isolada do ambiente. Desta maneira, por ser plástico, é de fácil higienização”, explicou a diretora administrativa do hospital, Dra. Amália Tieco.
O próximo passo, de acordo com Natalia, é criar mais um espaço entre as fotos para colocar mensagens dos familiares com o agradecimento pelos cuidados que os pacientes receberam. “O intuito é deixar uma mensagem visual para o colaborador da UTI, já que todo dia ele deixa os seus para cuidar do amor de alguém ou de várias pessoas”, pontua a profissional.