Rio Preto ultrapassou nesta quarta-feira, 11, a cobertura vacinal de 70% de imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid. No total, 318.659 primeiras doses foram aplicadas, além de 11.552 doses únicas e 133.056 segundas doses. A cobertura de primeira dose está em 71%, enquanto a de segunda dose está em 31%.

As doses aplicadas contra a Covid no município aumentaram gradativamente a cada mês, tendo sido aplicadas:   

- 11.892 doses em janeiro            

- 28.517 doses em fevereiro             

- 48.004 doses em março

- 60.147 doses em abril

- 59.279 doses em maio

Você viu?

- 95.725 doses em junho

-122.032 doses em julho

Com o total de doses aplicadas, Rio Preto ocupa a 10ª posição entre as cidades do estado que mais vacinaram até agora. Já em relação à cobertura vacinal de primeira dose, o município está em segundo lugar dentre as cidades com mais de 200 mil habitantes, ficando atrás de Santos, com 73% de cobertura vacinal, e à frente de Araraquara, com 68,9% de cobertura vacinal. 

Leia também: Rio Preto confirma 85 novos casos de Covid e 01 óbito pela doença

"É um avanço muito grande, a gente já consegue ver o impacto  no controle da doença, não só na cidade, mas no país como um todo. Demoramos para avançar na vacinação pela indisponibilidade de doses, mas agora temos a previsão de conclusão no próximo mês. Também não devemos nos esquecer da segunda dose, que é essencial para proteção completa", explica a gerente de imunização, Michela Barcelos.

A cidade ainda tem 5.048 faltosos para a segunda dose, ou seja, pessoas que já deveriam ter recebido a segunda dose, seja da vacina Coronavac ou AstraZeneca, e completado o esquema vacinal. "Apesar de a primeira dose já garantir alguma proteção e conseguir nos apoiar no controle da doença, a segunda dose é essencial para que os anticorpos atinjam índices ainda maiores e possam proteger as pessoas", complementa Barcelos.

A gerente de imunização também reforça que mesmo com a cobertura vacinal de primeira dose elevada, todas as medidas de prevenção à Covid devem ser mantidas. "São medidas essenciais. Enquanto o vírus estiver circulando e ainda não tivermos a cobertura elevada de segunda dose, as pessoas devem manter distanciamento, usar máscara e evitar aglomerações", finaliza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!