
Com uma semana de temperaturas beirando os 40 graus, Rio Preto vive dias de clima seco, baixa umidade do ar e racionamento de água.
Segundo o Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae), “no primeiro semestre, houve uma redução de 45% do volume de chuvas, em relação ao mesmo período do ano passado. Estamos praticamente há 150 dias sem chuvas. Em consequência dessa situação, no último dia 12 de maio, o Semae de Rio Preto iniciou um racionamento de água em 15 regiões abastecidas pela ETA Palácio das Águas – Estação de Tratamento de Água, para preservar a capacidade de abastecimento para toda a população atingida”.
O Semae informou ainda que “registrou um aumento de 2% no consumo de água nos bairros abastecidos pela ETA Palácio das Águas e que passam por racionamento de água, das 13 às 20 horas. A economia que estava em torno de 15% caiu para 13%. Nos demais bairros, o consumo continua dentro da média de 220 litros de água por dia, por pessoa”. A cidade consome diariamente 90 mil metros cúbicos de água. A Organização das Nações Unidas recomenda um consumo de 110 litros por pessoa por dia.
Leia também: Após abordar casal na rua, Baep encontra droga em casa de Rio Preto
O período de racionamento de água é considerado excepcional. “É quando o Semae fica mais rígido em relação ao consumo de água, solicitando aos usuários que façam o uso racional e economia, evitando o desperdício. Somente em períodos excepcionais, o Semae pode autuar o usuário por uso desnecessário de água, disse a autarquia.
Multas
Você viu?
Sobre as multas que podem acontecer para quem desperdiça água, a autarquia adotou como regra aplicar multar somente em caso de reincidência. Quando um usuário é flagrado cometendo desperdício de água pela primeira vez, é notificado e orientado a fazer o uso correto. Caso reincida em desperdiçar água cometendo uma infração, após a notificação, o usuário está passível de sanção pecuniária à qual será imposta à respectiva multa de 36 UFMs, ou seja, R$ 2.266,56. Em 2021, segundo o Semae, nenhuma multa foi aplicada por desperdício de água.
Denúncias de desperdício
Desde que começou o racionamento de água, nos bairros abastecidos pela ETA Palácio das Águas, foram feitas 57 denúncias de desperdício de água, que resultaram em 41 visitas de orientação. Apenas, oito notificações foram emitidas. “O Semae, desde o início do racionamento, vem desenvolvendo campanhas educativas e informativa, nos veículos de comunicação da cidade, sobre a necessidade de fazer o uso racional de água e prestando informações de como fazer a economia de água dentro das residências”.
A autarquia alerta ainda que “o momento é de cautela. Todos têm de se conscientizar que a água é um bem precioso e precisa ser utilizado de forma racional, sem desperdício. A população tem colaborado, mas não podemos descuidar. A palavra de ordem é: economizar água”.
Quem quiser fazer uma denúncia de desperdício de água pode ligar no 0800-770-6666 ou fazer pelo WhatsApp (17) 99638-8593.
Captação de Água no Rio Grande
Sobre o projeto de captação de água no Rio Grande, na divisa dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, o Semae informou está aguardando a finalização do projeto executivo do Sistema Produtor Rio Grande, que está sendo elaborada pela empresa Estática Engenharia. Quando estiver em plena operação, o rio Grande poderá disponibilizar para São José do Rio Preto três metros cúbicos de água por segundo, o suficiente para abastecer uma população de mais de um milhão de habitantes.